Características

Em termos arquitetônicos os artistas bizantinos criaram formas impressionantes e inovadoras o que prova sua capacidade de pensar de forma tridimensional. Mas ao contrário, sua arte plástica se limitou basicamente a uma produção plana. Por volta do século quinto a escultura tridimensional, que tinha sido uma forma marcante na arte helenística e romana, não era mais produzida. Criar figuras que eram fisicamente bonitas, mas não realmente sólidas deve ter sido uma decisão consciente decorrente de um desejo de expressar a espiritualidade da religião cristã.

Figuras humanas, o assunto principal, são retratadas em dois estilos diferentes. Em um estilo que expressa poder, autoridade e grandeza, figuras frontal de Cristo, da Virgem, santos, bispos e da família imperial. Estas imagens são de corpo inteiro. No entanto, a parte superior do corpo é descrita quando o foco está sobre os olhos, expressão facial, e mãos, gesto que posam significativamente e seguram os objetos que denotam algum valor. Estas visões podem ter derivado originalmente de antigas pinturas retrato romano e bustos esculpidos.

No segundo estilo figural temos as narrativas religiosas e gestos que expressam adoração, simpatia, oração, sofrimento, e assim por diante. Figuras em ação, muitas vezes casuais e

lúdicas, também aparecem em cenas mitológicas clássicas. As poses das mãos e dos braços fazem idéias visuais, tais como a bênção, o apontar do caminho, a oração, e autoridade, que é indicado pela figura segurando um cetro, um livro ou um pergaminho.

Emoções sutis são sugeridas nos olhos e expressões faciais. Há sempre uma sensação de controle clássico.

A tradição clássica de modelagem usando luz e sombra para dar certo volume a figuras não foi abandonada completamente. Modelagem desse tipo foi usada para sugerir as características faciais e dobras de tecidos. Figuras representadas em superfícies planas, no entanto, parecem ser quase sem peso – um sentimento criado de certo modo por seus pés, que não descansam firmemente no chão, mas apontam para baixo como se flutuassem.

Ao se descrever grupos de figuras, a profundidade é mostrada através da sobreposição e colocando figuras mais acima no mesmo plano. O uso de fundos de ouro em mosaicos, ilustrações de manuscrito, esmaltes e pintura de painel, define os números para além de tempo e espaço reais. Há pouco interesse em cenário natural. Detalhes arquitetônicos são meramente decorativos e, geralmente, em menor escala do que as figuras humanas.

Figuras e indicações de ajustes são definidas por contornos, não pela atmosfera ou sombras suaves. Clareza é a regra, não apenas em formas que descrevem, mas também na organização de figuras em composições equilibradas para que as ações da narrativa sejam claras.

A escala e a colocação das figuras mostram a sua classificação na corte bizantina ou a sua importância relativa na hierarquia desenvolvida para os mosaicos e afrescos das igrejas. Figuras religiosas mais altas e mais perto do santuário são mais importantes. A imagem de Cristo na cúpula central é o maior e mais importante de todos.

Para expressar a glória do céu e do poder e da riqueza ou do império, os artistas selecionam materiais luxuosos e muitas vezes os combinaram em intrincados desenhos. A preferência era pelas cores fortes, brilhantes e com contrastes com o fim de adicionar à impressão de riqueza. A Cor também foi importante para fazer figuras em mosaicos e afrescos, legíveis mesmo à distância. Na corte imperial há distinção por cores do imperador e imperatriz, que usavam sapatos na coloração vermelha ou púrpura. Além disso, cada categoria de funcionários tinha uma cor específica para as suas vestes.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s